É quase unânime que iOS, sistema que faz funcionar iPhones, iPods e iPads é robusto, rápido e estável. Mas havia um aplicativo muito utilizado que nunca ofereceu uma experiência agradável: o Facebook. O carregamento dos feeds era lento e engasgava e abrir uma simples foto podia levar segundos. Nada era instantâneo como é de costume no sistema da Apple. Isso se devia ao modo como o aplicativo foi concebido desde o primeiro momento: ele era nada mais nada menos do que uma versão mobile do site embutida na linguagem HTML5.

A nova versão do aplicativo foi escrita do zero e no código nativo do iOS. Isso significa uma experiência, no mínimo, duas vezes mais rápida do que qualquer outra. Foram adicionados novas animações e comandos por gestos. Por exemplo, quando o usuário está vendo um foto em tela inteira, pode voltar à tela anterior deslizando o dedo para baixo na tela. No feed de notícias há agora um botão que faz as atualizações mais recentes aparecerem rapidamente. O versão 5.0 do Facebook para iOS já está disponível para download no iTunes.

O aplicativo para Android também foi atualizado hoje. Agora é possível criar eventos no próprio app, usar fotos e emoticons no bate-papo e compartilhar fotos de maneira mais rápida. Mas a estabilidade continua sofrível.

Com informações do The Verge e Google Play Store

Recentes Antigas Home