É, a justiça americana deu a vitória à Apple no maior julgamento da história da tecnologia. A Samsung deve agora mais de um bilhão de dólares à empresa de Steve Jobs. Bem menos do que os 2 bilhões e meio que a Apple havia exigido, mas mesmo assim, no céu ou no inferno, Jobs deve estar bem feliz com o resultado.

O tribunal decidiu que a Samsung realmente infringiu propriedades intelectuais da Apple, num drama jurídico que se estendeu por quase um ano. Já a Samsung não conseguiu nada com suas acusações contra a Apple. E ainda corre o risco de ter vários de seus produtos limados do mercado americano. O que elas disseram depois do veredito?

Samsung

"O veredito de hoje não deve ser visto como uma vitória para a Apple, mas como uma perda para o consumidor americano. Haverá menos opções, menos inovação e preços potencialmente mais altos. É lamentável que a lei de patentes possa ser manipulada para dar a uma empresa um monopólio sobre retângulos com cantos arredondados ou tecnologia que está sendo aperfeiçoada a cada dia pela Samsung e outras empresas. Os consumidores têm direito de escolher e eles sabem o que estão comprando quando adquirem produtos Samsung. Esta não é a última palavra neste caso ou em batalhas sendo travadas em cortes e tribunais de todo o mundo, alguns dos quais já rejeitaram muitas das reivindicações da Apple. A Samsung vai continuar a inovar e oferecer opções para o consumidor."

Apple

"Somos gratos ao júri pelo seu serviço e por investir seu tempo para ouvir nossa história e nós ficamos encantadas por poder finalmente contá-la. A montanha de evidências apresentadas durante o julgamento mostrou que a cópia da Samsung foi muito mais longe do que até mesmo nós sabíamos. Os processos entre Apple e Samsung foram além de patentes ou dinheiro. Foram sobre valores. Na Apple, nós valorizamos originalidade e inovação e derramamos nossas vidas em fazer os melhores produtos da Terra. Nós fazemos estes produtos para encantar nossos clientes, não para nossos concorrentes copiá-los escandalosamente. Aplaudimos o tribunal por achar o comportamento da Samsung intencional e por mandar uma mensagem forte e clara de que roubar não é certo."

Durante o confronto, a Apple questionou propriedade sobre formas retangulares tão triviais que já haviam sido utilizadas anteriormente em designs de gadgets por outras empresas. Fico pensando, se a Apple tivesse inventado a televisão, por exemplo, só a dela poderia ser retangular e as outras teriam que ser triangulares? Claro, há elementos muito similares entre os aparelhos das duas empresas que apareceram depois da chegada do iPhone. E pensando melhor, acho que essa é a oportunidade da Samsung inovar e, ao contrário do que declarou no tribunal, oferecer mais opções para nós consumidores. Confiamos em você, Samsung!

Com informações de GSMArena

Recentes Antigas Home