A disputa entre as campanhas eleitorais dos candidatos à prefeitura de Aracaju trouxe uma discussão bem interessante entre os moradores da capital sergipana sobre três letrinhas: VLT. É a sigla para veículo leve sobre trilhos, que um dos candidatos promete implantar em Aracaju, se eleito. O sistema, também conhecido como metrô leve, é feito de pequenos trens alimentados na maioria das vezes por eletricidade e que dividem as vias urbanas com outros veículos. Aqui no Brasil, a primeira cidade a usar o VLT foi Campinas, em São Paulo, e o mais recente foi montado em Maceió (AL).

Quem anda de ônibus na cidade, sabe perfeitamente que o sistema de transporte público atual é insuficiente, com seus terminais apertados, sem informação, e grande parte da frota caindo aos pedaços. Realmente, precisa-se de soluções urgentes, mas seria o VLT uma delas? Esse fim de semana, encontrei no Facebook publicações que questionam a introdução do novo sistema em Aracaju e nos fazem pensar melhor sobre o assunto. O publicitário Adelson Alves produziu um infográfico que ilustra bem um grande problema para o VLT na cidade: o espaço. O sistema poderia ainda esbarrar nos ciclistas, população já bastante prejudicada no trânsito aracajuano

(Adelson Alves)

Já o artista 3D Breno Aragão, adiciona mais informações à reflexão, mostrando que o VLT funciona em Lisboa, que também tem ruas estreitas. Ele acha a proposta boa, mas lembra que no Brasil há o problema cultural do uso do carro (e o status atrelado a ele) e teme que a implantação do VLT em Aracaju não seja "executada com plenitude", custando aos cofres públicos altos investimentos que podem não trazer uma solução tão eficaz.

VLP de Curitiba, primeiro do mundo
Outros defendem o VLP (veículo leve sobre pneus) como uma melhor alternativa. Também conhecido como BRT (bus rapid transit), o VLP usa ônibus articulados (aqueles tipo sanfona) que trafegam em vias exclusivas, construídas como corredores à parte ou sobre estruturas elevadas. Seu custo de implantação é bem menor que o do VLT. O primeiro VLP do mundo foi construído em Curitiba, em 1979, e suas estações em forma de tubo foram, por muitos anos, marcas registradas da qualidade de vida da capital paranaense. O sistema também é usado em cidades brasileiras como São Paulo, Goiânia e Uberlândia, onde é completamente integrado por terminais e utiliza bilhetagem eletrônica. O VLP vai estrear no Rio de Janeiro para as Olimpíadas de 2016, com o nome de Ligeirão.

Nunca é demais mencionar que não sou filiado a partido político nem tenho candidato preferido à prefeitura de Aracaju. Só estou aqui exercitando a reflexão e a discussão sobre uma realidade que faz parte da vida de muitos. Então, não deixe de participar nos comentários.

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