Quem está na internet nos últimos anos, já deve ter usado ou pelo menos ouvido falar do Firefox, navegador que roubou a supremacia do Internet Explorer (da Microsoft) por muitos anos e que agora perde sua coroa para o Chrome (do Google). O Firefox é um software desenvolvido e mantido pela comunidade Mozilla, uma marca que remonta aos tempos longínquos do Netscape Navigator, o único concorrente do Internet Explorer na época em que imagens animadas em GIF eram a maior diversão na web.

Semana passada, descobri através do Twitter da jornalista Rosana Hermann alguns "easter eggs" bem misteriosos no Firefox. "Easter egg" é alguma mensagem, recurso ou até mesmo uma piada oculta em programas de computador, DVDs, jogos e páginas da web. As brincadeiras escondidas dentro do Firefox são bem esquisitas, como a mensagem dos robôs, que aparece ao digitar na barra de endereço "about:robots" (sem aspas):
"Robôs possuem traseiros brilhantes de metal que não devem ser mordidos. E eles têm um plano."
Mas comecei a ficar um tanto assustado ao digitar "about:mozilla" e descobrir um tal Livro de Mozilla e a mensagem:
"Mamon adormeceu. E o renascimento da criatura disseminou-se pela terra e seus seguidores tornaram-se exércitos. E eles apregoaram a mensagem e sacrificaram lavouras com fogo, com a astúcia das raposas. E eles criaram um novo mundo à sua imagem e semelhança conforme prometido pelo texto sagrado e contaram da criatura para suas crianças. Mamon despertou e, veja só, nada mais era do que um discípulo."
Mamon? Criatura? Raposas? Seria o Firefox um instrumento satanista ou Illuminati? Fiquei bem intrigado. Mas na verdade, o Livro de Mozilla é mais uma brincadeira dos desenvolvedores do Firefox. As escrituras tem sido inseridas nos navegadores Netscape e Mozilla desde 1995. Redigido em tom apocalíptico, ao estilo da Bíblia, o Livro de Mozilla conta algumas passagens importantes da história da comunidade e seus softwares.

A primeira "citação" apareceu no Netscape Navigator, em 1995, até sua quarta versão, e fazia referência ao versículo 10 do capítulo 12 do livro misterioso. Os números, na verdade, são alusivos à data de lançamento do primeiro Netscape Navigator, 10 de dezembro de 1994. O Netscape é citado no texto como "a besta". Em outras partes do Livro de Mozilla, são feitas analogias à "legião" (quando o código do navegador foi aberto aos desenvolvedores) e a Mamon, o demônio do dinheiro ou da avareza que seria a Microsoft e seu Internet Explorer.

No versículo 15 do capítulo 7, há o momento da "queda da besta", dia 15 de julho de 2003, quando a America OnLine, dona do Netscape na época, encerra o desenvolvimento do programa e a fundação Mozilla é criada, trazendo o novo Firebird (que depois viraria Firefox, por motivos legais), o "renascimento da besta". No site do Livro de Mozilla, há todos os versículos, assim como suas interpretações que podem ser encontradas dentro do código-fonte da página (para os mais entendidos com a tecnologia e a língua inglesa).

Outros "easter eggs" do Firefox (para digitar na barra de endereços do navegador):

• about:credits : cita uma lista quase infindável de colaboradores da fundação Mozilla.
• chrome://browser/content/browser.xul : gera uma nova janela do navegador dentro da janela atual.
• about:kitchensink : faz uma animação em codificação ASCII de uma torneira que jorra água (não está funcionando nas últimas versões do navegador, mas pode ser vista aqui).

Com informações de Querido Leitor

Recentes Antigas Home

TIT-Facebook

TIT-Facebook

Facebook

TIT-Twitter

TIT-Twitter

Twitter

TIT-Arquivo

TIT-Arquivo

TIT-Tags

TIT-Tags

Marcadores

Android (12) Apple (10) Samsung (10) Smartphones (10) Miniaturas (7) Aracaju (5) Música (5) iOS (5) Cinema (4) Dicas (4) Internet (4) LGBT (4) Rumores (4) Curti (3) Jogos (3) Sony (3) Televisão (3) Google (2) LG (2) Meme (2) Motorola (2) Nokia (2) Qual eu compro (2) Windows Phone (2) Aplicativos (1) Atualização (1) Blackberry (1) Intel (1) Operadoras (1) Tablets (1) Ultrabooks (1)